gestao do conhecimento

Série Gestão do Conhecimento: Práticas adotadas para geração de conhecimento.

Se você está chegando agora e ainda não leu os artigos anteriores, seja bem-vindo!

Fique por dentro de tudo o que falamos até o momento.

Capítulo 1: O que é conhecimento?

Capítulo 2: Tipos de conhecimento.

Capítulo 3: Etapas do conhecimento.

Nas semanas anteriores, preparamos você para esse momento e os conceitos necessários para uma saudável gestão de conhecimento foram explanados. Agora é hora de sabermos como partir para ação.

Capitulo 4: Práticas adotadas para geração de conhecimento.

Mas antes de qualquer implementação o gestor deve perceber e sentir o momento do seu time e o executivo deve investir o tempo de seus gestores antes de qualquer ação. Esse tempo será utilizado para estudar as práticas que o mercado utiliza na gestão de conhecimento.

Conheça algumas práticas internas que você pode adotar em sua organização.

  • Desenvolver um plano de capacitação e treinamentos internos.

Planejar um plano completo de treinamentos e reciclagem dentro de uma fornecedora de ERP é vital para continuidade da informação e conhecimento. Especialmente a rotatividade de funcionários tiver uma taxa relevante. Outras formas de interação e disseminação são os workshops, seminários, palestras. Preparar atividades práticas facilitam a absorção do conhecimento do treinando.

  • Criar um ambiente de aprendizado.

Dentro da organização os gestores podem providenciar e planejar encontros periódicos dos funcionários com os multiplicadores da empresa, conversas informais que renderão confiança e aprendizagem. Um ambiente dinâmico e acessível entre as pessoas do time, facilita a troca de ideias, experiência e compartilhamento de Know How.

  • Criação de documentação padronizada.

A saúde e qualidade da produção de um conteúdo eficaz, depende do tempo investido para uma estrutura de documentação. A mesma deve ser sempre atualizada, consistente e objetiva e para isso existem padrões estabelecidos no mercado que podem apoiar uma organização na estruturação de uma documentação padronizada e valiosa.

Dedique tempo a para registrar as respostas das perguntas mais frequentes dos seus funcionários e clientes, os famosos FAQ’s (Frequently Asked Questions).

Peça aos seus funcionários para listar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), das tarefas mais importes, como a contagem de estoque, a emissão de notas fiscais, separação de pedidos

Vocês como gestor, pode colher toda essa documentação e modera-la, conferindo a exatidão das etapas. Desta forma sua documentação começa a surgir e sua empresa começará a armazenar informações que trarão resultados a empresa.

  • Implementar o Job Rotation.

O Job Rotation consiste em alternar funções entre os colaboradores após um certo tempo de função executada, possibilitando assim o aumento de habilidades e conhecimento que serão absorvidas pelo colaborador quando o mesmo estiver presente em outro time.

  • Mapas mentais e Business Process Management (BPM).

O Business Process Management (gerenciamento de processos de negócio), permite mapear os processos organizacionais da empresa e é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

Com as ferramentas e práticas do BPM os analistas de negócio documentam os modelos criados a partir dos fluxos da organização, essa prática permite transpor o conhecimento desses fluxos a novos funcionários além de permitir que o gestor avalie o fluxo com um todo.

Já os mapas de mentais propiciam a organização saber a fonte da geração de conhecimento. É um método para armazenar, organizar e priorizar informações e faz uso de palavras chave que desencadeiam informações específicas e estimulam novas reflexões e ideias no momento do planejamento e na passagem de ensinamentos em uma equipe.

Essas foram 5 praticas que investindo dedicação e tempo você já consegue tirar a sua empresa da informalidade do conhecimento.

Esperamos você na próxima semana para fechamos a nossa saga com chave de outro.

Powered by Rock Convert
0 106