Série Gestão de Conhecimento: Etapas do conhecimento.

Por Bárbara Portela

Chegamos ao 3º capitulo da série Destrinchando a Gestão do Conhecimento e os artigos anteriores abordaram o significado de conhecimento e os tipos de conhecimento

Capítulo 1: O que é conhecimento?

Capítulo 2: Tipos de conhecimento.

Chegou a hora de elucidar as etapas do conhecimento, através desse capítulo, o gestor de conhecimento começará a orquestrar novos processos na sua empresa que facilitaram a transmissão do conhecimento.

Chegou o momento de começar a pôr a mão na massa!

Capítulo 3: Etapas do conhecimento.

Na metodologia da gestão de conhecimento existe o conhecido processo de conhecimento, essas etapas são necessárias para a formulação de uma eficaz preparação e disseminação do GC na sua empresa.

São cinco etapas: O mapeamento, a captura/criação, o armazenamento, a aplicação/transferência e a evolução/transformação.

etapas de conhecimento

Figura 2. A roda do conhecimento.
Fonte: Elaborada pelo autor (2018)

  • Mapear: Procurar e documentar as informações existentes no universo da organização.
  • Capturar/Criar: Capturar ou criar as informações mais valiosas.
  • Armazenar: Indivíduos ou organizações amontoam informações em sistemas de memória de vários tipos, como cérebro, discos rígidos e bases de dados.
  • Aplicar/Compartilhar/Transferir: O campo de GC reconhece implicitamente que a informação é social.
  • Inovar/Evoluir/Transformar: O conhecimento deve evoluir para se manter a par das mudanças do ambiente ou perderá valor.

Essas fases compõe a roda do conhecimento e vai desde quando um indivíduo da organização obtém o conhecimento, documenta, dissemina entre os seus pares e vai até a aprendizagem dos demais integrantes do time, chegando a sua fase final onde o conhecimento é aplicado, gera retorno e valor para a empresa.

E assim o processo de documentar, selecionar, moderar a informação e transforma-la em conhecimento, começa a ficar mais fácil de enxergar na sua empresa.

O próximo capitulo nos tirará da teoria. É hora de arregaçar as mangas.

Até lá!

Powered by Rock Convert
0 211