Saiba como fazer a integração entre a sua loja física e virtual

Progressão é uma característica que deve acompanhar todos os tipos de empreendimentos. Mesmo para aqueles que estão consolidados no mercado, sempre haverá novos desafios e se chegará à importante fase de dar um passo adiante.

Por esse motivo, os gestores devem estar de olhos bem atentos às novas estratégias para expandir a sua marca. E no cenário atual, encontramos entre as principais tendências, a integração entre loja física e virtual. Você sabe o que é preciso para colocar essa tática em ação?

Para ajudá-lo nessa tarefa, no post de hoje, abordaremos os ensinamentos que você precisa para implementar essa nova realidade que chegou para ficar. Confira!

Por que é importante a integração dos ambientes físico e virtual?

Um dos principais objetivos de qualquer gestor que queira ver o seu negócio bem-sucedido é a busca incessante pela satisfação do cliente. Em meio a todos os avanços tecnológicos dos últimos tempos, o mercado corporativo caminha para uma mistura, cada vez maior, do estabelecimento físico com o comércio eletrônico.

Com a facilidade do acesso à informação, hoje, os consumidores estão muito mais preparados, utilizam múltiplos canais antes de finalizar a sua jornada de comprador com maior satisfação. Dessa forma, a integração desses dois mundos é uma abordagem capaz de proporcionar um diferencial competitivo para a sua marca.

A combinação dos efeitos online e offline serve para criar um equilíbrio, amenizar as desvantagens entre cada sistema e, assim, potencializar os resultados do seu negócio.

Quais os benefícios que essa integração pode trazer para a empresa?

Aumenta o poder de alcance da marca

Por maior que seja o seu negócio, o estabelecimento físico sempre encontra limitações territoriais, pois, fica restrito à região ou cidade em que está situado. Assim, independentemente da qualidade de seus produtos ou serviços, você atenderá uma parcela limitada de público.

Agora, quando entra em cena o comércio eletrônico, outro patamar de interação é alcançado com os consumidores. Isso porque a empresa passa a negociar com compradores de qualquer parte do país ou até mesmo do mundo.

Cria um relacionamento multicanal com o cliente

As vendas online associadas à loja física também vão expandir os canais de contato com os seus clientes, sair do atendimento convencional via telefone ou e-mail e oferecer outros instrumentos, como:

  • chats online;
  • aplicativos;
  • redes sociais, etc.

A dica, nesse caso, é viabilizar maneiras diferenciadas para que os clientes cheguem até a sua loja da maneira mais fácil possível, seja quando ele ainda está na fase de pesquisas e comparações de preços, até a etapa do pós-venda.

O e-commerce é uma excelente tática para estreitar laços e manter o seu cliente fidelizado.

Transmite maior credibilidade

Embora o modelo de compras online tenha conquistado bastantes adeptos, muitas pessoas ainda desconfiam desse tipo de transação. Talvez isso se explique pelo fato de que ainda não tiveram tal experiência, ou fecharam alguma compra que gerou dores de cabeça, pela entrega de produtos com defeito, ou diferente daquilo que foi pedido.

Com isso, o fato de possuir uma loja física transmitirá segurança para esse cliente que ainda não foi encantado pelas compras na internet e não está fidelizado. A presença da estrutura física leva as pessoas a acreditarem que poderão contar com alguém caso enfrentem qualquer tipo de problema.

Quais os principais fatores que devem ser observados na integração entre loja física e virtual?

Controlar o estoque no e-commerce

O controle de estoque é uma peça-chave para todos os tipos de negócio, e quando se pretende combinar o universo físico com o virtual, a atenção deve ser redobrada. O domínio dessa etapa será fundamental para que sua estratégia de integração alcance o sucesso.

Permitir a retirada de produtos comprados online na loja física

A possibilidade de retirada de produtos na loja física é uma excelente maneira de vincular o seu comércio físico com o virtual.

Essa prática já vem sendo utilizada de forma bem-sucedida pelos grandes varejistas, e representa um diferencial na conquista da parcela de consumidores que fazem suas compras online, mas, não querem esperar pela entrega do produto ou pagar frete, e, por isso, preferem retirar a mercadoria diretamente no endereço físico.

Além da satisfação do cliente, outro motivo para apostar na tática de retirada de produtos é que ela força o consumidor a adentrar no seu estabelecimento, abre oportunidade para se criar um relacionamento mais íntimo.

E uma vez dentro da loja, você poderá oferecer produtos complementares aos comprados na internet, aumentando as chances de encantar essa pessoa para aquisição de outros produtos.

Então, para fazer com que isso funcione bem e gere resultados positivos, antes de mais nada, é preciso organizar a estrutura do seu espaço físico, implementar uma logística que garanta a pronta entrega dos itens quando o cliente se dirigir à loja. Vale criar, por exemplo, um espaço exclusivo para esses consumidores da internet.

Manter as condições online e offline

Ao optar por trabalhar com as duas modalidades, é importante que a política de preços, campanhas de fidelização, promoções, sejam aplicadas tanto no negócio físico quanto no virtual, pois isso reflete credibilidade ao consumidor.

Não significa que ações específicas não possam ser empregadas apenas na loja ou no e-commerce, depende das peculiaridades de cada caso. Porém, o ideal é sempre manter o mesmo padrão.

Como a escolha de um software de gestão pode facilitar tal integração?

Trabalhar com uma combinação entre os ambientes físico e virtual é uma tarefa complexa, e que exige um investimento nas ferramentas apropriadas para estruturar o funcionamento dos dois modelos.

Nesse contexto, a automatização dos processos por meio de softwares é fundamental para garantir a eficiência das suas operações — são eles que vão viabilizar a integração de todos os dados em uma única plataforma.

Um sistema bastante utilizado para essa finalidade é o “Enterprise Resource Planning” (ERP), que cumpre justamente a função de reunir as informações em um lugar específico, que facilite o acesso pelos gestores.

É por meio dos softwares que o gestor vai administrar o seu estoque, dar baixa no sistema quando um produto for vendido em qualquer uma das lojas, físicas ou virtuais, monitorar as negociações com fornecedores, desempenho de cada setor etc.

O sucesso de um empreendimento não está apenas na qualidade dos produtos ou serviços disponibilizados. À medida que o comportamento do público evolui, é preciso acompanhar essas expectativas para se manter no topo do mercado. É o que acontece com a integração entre loja física e virtual, com o grande fluxo de consumidores presentes no ambiente online, aproveitar essa visibilidade é uma ótima forma para se destacar da concorrência.

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