Série Gestão de Conhecimento: O que é conhecimento?

Por Bárbara Portela

Todo mundo fala que conhecimento é a alma do negócio. Mas que alma é essa? O que realmente significa conhecimento?

O mercado não perdoa, é implacável e exige uma completa gestão empresarial dos gestores que devem se cercar dos mais diversos processos sobre negócios, administração, etapas comerciais, financeiras, industriais, leis do consumidor, regras tributárias, trabalhistas e tantas outras.

Todos que fazem parte de uma organização empresarial se cercam desses processos e fluxos do organismo corporativo. Demonstrar facilidade em absorver as constantes mudanças do negócio ditará o sucesso ou não de uma empresa.

Nunca houveram tantos acessos a dados e informações e nem em tamanha velocidade e acessibilidade como temos agora, mas dados e informações não significam conhecimento, ao menos que estes sejam estudados e analisados.

Diante dessa dificuldade surgiu o que chamamos de Gestão de Conhecimento (GC). Esse termo vem do inglês Knowledge Management (KM) e é responsável por trazer uma coleção de abordagens e fluxos que ajudam na criação e transferência do conhecimento entre pessoas dentro das organizações, sem que importantes informações sejam perdidas ou distorcidas no caminho.

O objetivo dessa biblioteca de processos e sistemáticas é justamente esse, facilitar a passagem de conhecimento de forma eficaz e eficiente entre os colaboradores. É a clássica combinação entre pessoas, processos e tecnologia.

 

Figura 1. What is Knowledge Management.
Fonte: KM Institute (2017)

Para entender por completo essa gestão é imprescindível esclarecer as diferenças entre um dado, uma informação e o conhecimento.

Os dados são uma sequência de números e palavras sem um contexto específico.  Exemplo: 17.000 – alterações tributárias.

A informação são esses dados organizados sob a devida contextualização. Seguindo o exemplo acima: Você sabia que são realizadas cerca de 17 mil alterações tributárias anualmente no Brasil?

Já o conhecimento é essa informação organizada com o real entendimento de seu significado, realmente usar e aplicar a informação que agora é de seu conhecimento.

Agora que esclarecemos esses conceitos partiremos para o próximo capítulo que abordará os tipos do conhecimento.

Sejam bem-vindos ao mundo da GC!

Powered by Rock Convert
0 225