ERP na nuvem — Compreenda as vantagens de se ter essa tecnologia

Alguns aspectos devem ser considerados na hora de escolher a melhor solução para essa tarefa. Neste post falamos sobre os sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning, ou ERP) e quais são as vantagens de contratar um ERP na nuvem. Ficou interessado? Então acompanhe!

A quantidade de informações disponíveis no dia a dia de uma empresa pode levá-la ao sucesso se for usada de forma apropriada. O primeiro passo para isso é ter esses dados integrados em um sistema de gestão — isso ajuda a administrar o empreendimento da forma mais adequada e a levá-lo a bons resultados.

Afinal, o que é ERP?

Planejar os recursos do empreendimento é essencial para qualquer operação, e é isso que os ERPs fazem. São eles que permitem cuidar das tarefas diárias da companhia de forma integrada e automatizada. Assim, a administração pode usar seus pontos fortes em seu próprio benefício.

O ERP inclui desde o controle de estoque até o balanço contábil, passando por compras, impostos, administração de pessoal e todos os demais departamentos da organização. Trata-se, portanto, de um sistema extremamente complexo que ajuda a cuidar de todas as atividades administrativas e operacionais.

Em geral, o ERP é dividido em módulos, que representam cada um dos setores da companhia. Os dados, entretanto, são armazenados de forma única e acessados por todos os módulos igualmente. Assim, o sistema ajuda a organizar o trabalho na empresa.

Como atua para integrar processos, o ERP permite que todos os módulos e respectivos dados interajam. Ele pode ser usado localmente (chamado também de on-premise) ou na nuvem, de forma a aproveitar as facilidades oferecidas pelo ambiente virtual.

Quais são as vantagens de ter um ERP na nuvem?

A principal diferença entre o ERP local e o na nuvem é que, enquanto o primeiro é instalado localmente em servidores e computadores próprios da empresa e administrado por sua equipe de tecnologia da informação (TI), o segundo é fornecido como um serviço de assinatura (conhecido como Software as a Service, ou SaaS).

Assim, todos os bancos de dados ficam no servidor do provedor do serviço e podem ser acessados pela internet, via navegador, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Todo o suporte é de responsabilidade do fornecedor contratado. Isso garante vantagens importantes a esse modelo. Conheça algumas delas a seguir:

Disponibilidade

Todas as atividades críticas, como backup, disponibilidade e capacidade do servidor, são gerenciadas pelo fornecedor.

Agilidade e alto desempenho

O ERP na nuvem é mais estável e recebe atualizações constantes.

Menor custo

Além de o investimento inicial ser menor, os custos são previsíveis ao longo do tempo.

Segurança

A integridade e a confiabilidade dos dados são garantidas pelo provedor.

Mobilidade

Com o ERP na nuvem, os usuários não ficam limitados ao escritório, já que basta ter uma conexão com a internet para acessar o sistema.

Controle

A mobilidade também oferece a vantagem do controle, pois permite ter acesso a todo o ambiente corporativo de qualquer lugar sempre que necessário.

Escalabilidade

Atualizações, tanto de hardware quanto de software, são feitas pelo provedor continuamente.

Competitividade

Com o ERP na nuvem, a empresa se torna mais competitiva, pois não precisa fazer grandes investimentos em infraestrutura e pode se concentrar no próprio negócio.

Como escolher um bom ERP para a empresa?

Ter um ERP na nuvem é bastante vantajoso para a organização — seja pelas funcionalidades de integração que o sistema oferece ou pelos benefícios que a nuvem adiciona à solução. Entretanto, é preciso ter calma e cautela na hora de escolher a melhor opção.

Trata-se de uma tarefa complexa, que deve envolver os usuários-chave da solução — só assim é possível tornar o processo colaborativo e participativo. Além disso, essa escolha deve ter como base três aspectos fundamentais:

  1. atendimento prestado pelo provedor;
  2. histórico do fornecedor;
  3. amplitude e evolução das soluções.

O atendimento é o pilar mais importante, e por isso é o primeiro dos três. É essencial que o provedor construa um relacionamento com os clientes, e é justamente isso que diferencia a ONCLICK dos concorrentes: como fornecedora desse tipo de solução, ela tem essa preocupação desde o primeiro contato.

Como as mudanças no segmento são constantes, o ranking dos melhores fornecedores de soluções desse tipo é bastante dinâmico e vive mudando. Por isso, a ONCLICK coloca ênfase sempre no atendimento oferecido à clientela e no relacionamento construído com ela.

A provedora entende cada novo cliente como o início de uma nova parceria — que deve ser transparente, saudável e duradoura. Hoje, a empresa tem uma equipe multidisciplinar especializada nesse contato com os clientes. Esse grupo está atento a tudo e fica disponível quase 24h por dia. Fazem parte da equipe:

  • dois consultores em campo, que vão até o cliente para, com ele, definir a melhor solução para seu caso;
  • um consultor interno dedicado a oferecer apoio incondicional na retaguarda para o planejamento de visitas periódicas. Esses encontros servem para esclarecimento de dúvidas, ajustes na parametrização, auxílio a novos usuários e para reforçar a proximidade com todos os clientes.

ERP na prática: como implementá-lo?

A construção de um sistema completo, flexível e evolutivo, como o descrito no item 3, requer um provedor com experiência e a contribuição de ideias. A ONCLICK tem já 18 anos de história e um precioso banco de ideias, que fica no portal Evolution.

Lá, há colaborações de mais de 100 profissionais e 1600 clientes que representam empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Eles colocam ali suas necessidades e seus anseios, e ajudam, assim, a construir diariamente o melhor ERP do mercado.

Todo esse trabalho é feito sempre com a preocupação de oferecer a melhor experiência para o usuário final. É por isso que a ONCLICK tem soluções intuitivas e objetivas, enquanto mantém sua característica de ter um design inovador e amigável.

Depois de decidir contratar um ERP na nuvem, há ainda alguns passos a percorrer. Vale a pena procurar um fornecedor com quem seja possível estabelecer um relacionamento. Isso ajuda a ter mais confiança e a desenvolver um trabalho mais eficiente em conjunto.

Ficou interessado em ter essa solução na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Powered by Rock Convert
0 657