Entenda a importância de ter um software integrado na sua empresa

Com o crescimento de muitos negócios e a evolução tecnológica, o software integrado de gestão empresarial se tornou imprescindível para a administração de empresas!

Também conhecido como ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, esse programa otimiza a administração de empresas ao integrar e automatizar procedimentos de vários setores da empresa. Eles podem ser da área de vendas, de finanças, de contabilidade, de marketing, de logística ou de qualquer outra.

Muito prático isso, não é mesmo? Neste post, abordaremos os principais benefícios de contar com um software integrado para a gestão da sua empresa. Acompanhe-nos!

Qual é a importância de ter um software integrado?

Os principais benefícios do ERP estão relacionados à tomada de decisões mais rápidas e eficientes, à otimização do tempo e à redução de erros e gastos. Confira tudo sobre esses e outros pontos na sequência:

Melhores decisões

Com poucos cliques, é possível conhecer as atividades que se relacionam com diversos setores da companhia. Portanto, fica muito fácil obter os dados sobre as atividades do negócio.

Esse conhecimento facilita a tomada de diversas decisões sobre o futuro da empresa. Entre elas, estão as escolhas de contratar novos funcionários ou não, de definir a hora certa de renovação do estoque, de expandir o negócio abrindo novas filiais e de vender novos produtos ou serviços, por exemplo.

Processos mais rápidos

Sabemos que vários procedimentos rotineiros de uma empresa podem exigir um alto gasto de tempo dos colaboradores. Porém, todas as tarefas são importantes e não é possível deixar nenhuma de lado por causa do tempo excessivo necessário para que ela seja feita!

O sistema integrado de gestão empresarial atua, justamente, nesse ponto. Ele oferece vários recursos que tornam os trabalhos mais fáceis e mais rápidos de serem realizados, como a consulta de estoque e a emissão de notas fiscais.

Com um menor tempo gasto para exercer essas atividades, a tendência é que os funcionários consigam se dedicar a outras tarefas, e isso ajuda a aumentar a produtividade do negócio!

Dados organizados

É possível observar todas as informações referentes às várias áreas do empreendimento de forma muito simples.

A centralização dos dados facilita a análise deles e o acompanhamento do desempenho das empresas. Além disso, é fácil recuperar os dados no software integrado, pois o backup é automático. Dessa forma, você terá acesso aos documentos quando desejar, independentemente de imprevistos!

Não há necessidade, portanto, de procurar informações em várias planilhas eletrônicas ou em documentos físicos. Vale lembrar que o acúmulo de papel pode comprometer a análise dos dados, pois eles podem se perder com passar do tempo.

Informações confiáveis

Um dos principais medos das empresas é perder informações importantes sobre a sua atuação. Desde o roubo de informações por meio de ataques virtuais até problemas com computadores, vários transtornos podem acontecer.

O software integrado oferece tecnologias que visam a reduzir essas adversidades. Isso acontece porque as informações são armazenadas em um sistema de nuvem, mantendo-as íntegras e protegidas.

Vale lembrar, ainda, que o sistema de gestão permite que apenas pessoas autorizadas acessem os dados, pois, para isso, ele solicita um cadastro.

Redução de erros e gastos

As novas tecnologias ajudam a diminuir o número de erros nas empresas, o que resulta em redução de custos. Isso porque não será necessário, por exemplo, lidar frequentemente com o pagamento de multas ou juros devido a atrasos, seja em relação a tributo ou a fornecedores.

Devido às funcionalidades e praticidades do software, você terá mais tempo para se dedicar aos procedimentos mais importantes que se relacionam com o negócio. Sem dúvida alguma, isso contribui para aumentar a produtividade e ajuda o seu negócio a se tornar cada vez mais competitivo no mercado!

Além disso, o sistema de gestão empresarial ajuda as empresas a reduzirem outros custos, como salários ou pagamento de juros ou de multas. A sua empresa poderá, portanto, trabalhar com uma equipe enxuta e, mesmo assim, conseguirá melhorar sua produtividade. Todas essas questões contribuem para o aumento das receitas e dos lucros do negócio.

Otimização do tempo

O software integrado ajuda a reduzir o tempo necessário para a execução de várias tarefas. Não é necessário, por exemplo, ficar enviando dados às diversas áreas ou colocá-los em várias planilhas, pois todas as pessoas encarregadas pelos setores terão acesso rápido a essas informações.

Além disso, o número de erros será reduzido, evitando o retrabalho. Isso será útil para a execução de muitas tarefas corriqueiras da sua empresa, como a emissão de notas fiscais eletrônicas e de boletos, a verificação das contas a receber e a pagar e o cadastro de pedido dos clientes (o que ajuda a reduzir o tempo de espera do consumidor).

Controle financeiro

Devido à facilidade de observar as receitas e os gastos, é possível analisar todas as escolhas feitas no mês. Você pode verificar, por exemplo, se todas as despesas foram importantes ou se alguma delas pode ser cortada ou diminuída.

Além disso, com um software de gestão, os diretores detêm os principais indicadores financeiros para gerir um negócio. Eles têm, ainda, o controle do fluxo de caixa integrado com as outras áreas, como os setores de vendas e de compras.

Com todas essas informações, fica mais fácil ter ideias visando a gerar outras fontes de renda para empresa, a fazer investimentos adequados, a definir metas comerciais e a verificar aquilo que está dando certo na empresa.

Os sistemas ainda facilitam a organização dos pagamentos, incluindo gastos com fornecedores e impostos. Dessa maneira, evita-se atrasos e a companhia se livra das multas!

Atendimento à legislação

Sabemos que a legislação tributária e contábil é altamente complexa no Brasil. O país tem uma das maiores cargas de impostos do mundo e os tributos passam, constantemente, por mudanças que afetam a gestão das empresas.

Nesse cenário, as empresas que contam com um ERP automatizam boa parte dos serviços e reduzem o tempo com serviços burocráticos, como o cálculo e o pagamento de impostos e a emissão de notas fiscais.

O software integrado reúne informações sobre diversos setores das empresas. Com poucos cliques, portanto, é possível saber o que acontece em diferentes setores. Devido a essas facilidades, os sistemas de gestão apresentam vários benefícios aos negócios. Entre eles estão a redução de erros, a otimização do controle financeiro, o aumento da produtividade e a diminuição de gastos.

Está interessado em implementar um software integrado na sua empresa? Entre já em contato com a gente! Estamos aqui para te ajudar!

Powered by Rock Convert
0 254