Conheça as 4 principais tendências em ERP para 2019

Se em 2018 as empresas mergulharam fundo na transformação digital, o próximo ano promete ser ainda mais inovador em termos de tecnologia. Por isso, resolvemos mostrar, neste artigo, as principais tendências para ERP em 2019.

Há uma crescente convergência dessa solução clássica de gestão empresarial com ferramentas inovadoras. E elas precisam ser conhecidas pelos empresários que já vislumbraram o poder da tecnologia para potencializar resultados.

Continue lendo para entender quais são essas previsões e por que é importante estar atento a elas!

O que esperar dos ERPs em 2019?

Os sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs) são o que são: soluções que centralizam a gestão de todos os processos e operações em um único ambiente, compostas por módulos e funcionalidades que abarcam diversas áreas funcionais específicas e que elevam a administração dos negócios a um patamar de maior orientação a dados.

O que muda, além das especificidades de cada fornecedor/desenvolvedor, são detalhes técnicos e também as metodologias empregadas com (e nestes) sistemas. Por exemplo, até pouco tempo, elas ficavam alocadas na infraestrutura de TI da empresa, hoje, podem ser usadas na nuvem, sem necessidade de longos períodos de implantação.

A inovação técnica e a combinação estratégica desse tipo de sistema com outras plataformas que potencializam a inteligência competitiva é uma necessidade no mundo corporativo. Por menos consciente que isso seja, toda empresa hoje já busca meios tecnológicos inovadores. Nem todas, contudo, sistematizam essa estratégia.

Portanto, quando falamos em tendências para ERP para 2019, estamos nos referindo às inovações já disponíveis no mercado e que devem dar a tônica de como as organizações vão se diferenciar da concorrência nesse âmbito específico.

Quais as tendências de ERP para 2019?

Da maturidade da mobilidade aos métodos ágeis de desenvolvimento e implementação. Confira a seguir quais são as previsões para as soluções de ERP em 2019.

1. Consolidação da mobilidade

Muitos analistas da indústria de TI gostam de falar sobre o software como serviço (SaaS) e a computação em nuvem (Cloud Computing) em si, quando o assunto é ERP. Isso vai continuar em uma crescente nos próximos anos, mas a mobilidade será a principal realidade tecnológica em 2019.

Gerenciamento, funcionários administrativos, trabalhadores de chão de fábrica, funcionários de depósitos e outros dentro da maioria das empresas vão usar ainda mais os dispositivos móveis para acessar dados corporativos.

Parte dessa tendência continuada será devido ao fato de que nos últimos anos o trabalho remoto (home office, sobretudo) passou da fase de “novidade” para se consolidar como uma prática comum.

Os usuários vão, a partir do ano que vem, trabalhar onde for necessário e utilizar qualquer dispositivo (notebook, tablet, smartphone, etc) conectado à internet. Os próprios fabricantes de ERP têm se esforçado para melhorar a segurança da informação e criar interfaces amigáveis para o acesso móvel.

2. Foco crescente na integração com Business Intelligence

Essa tendência já está ganhando muito impulso, mas, a adoção de soluções de Business Intelligence continuará acelerando nos próximos anos.

Depois de anos de captura de dados transacionais e estratégicos por meio de seus softwares de ERP, as organizações continuarão focalizando em maneiras sofisticadas de entender esses dados e transformá-los em uma vantagem estratégica.

A simples geração de relatórios não é mais suficiente. Os negócios vão exigir formas mais robustas e inteligentes de usar as informações nas tomadas de decisão — eficientes e em tempo hábil.

Grandes fornecedores de ERP já estão investindo pesadamente em suas capacidades de integração com plataformas de Business Intelligence, colocando a transformação digital e a cultura da análise em um lugar ainda mais popular.

3. Amadurecimento do Big Data e da Internet das Coisas

Da mesma maneira que o BI integrado ao ERP cresce, os fenômenos do Big Data e da Internet das Coisas chegarão ao seu amadurecimento em 2019. É o que apontam consultorias globais como a Gartner.

À medida que empresas de todos os portes e nos mais diversos segmentos entendem a importância de lidar com volumes exponenciais de dados, a integração de soluções de ERP a aplicações de Big Data deve crescer.

O mesmo acontece com a Internet das Coisas, que já vem sendo implementada em rotinas de logística, distribuição e produção. A ideia de que maquinários, sensores e outros objetos vão enviar dados para serem processados e analisados no ERP vai se tornar cada vez mais factível a partir do próximo ano.

4. Metodologias ágeis para otimização do processo de implementação

Por fim, a dinâmica atual dos negócios não permite mais que as empresas passem por longos processos de implementação. Além da consolidação da computação em nuvem, a tendência é que em 2019 a utilização de métodos ágeis de desenvolvimento e implantação finalmente se consolide.

Em vez de concluir todo o trabalho em uma progressão linear antes dos testes, métodos ágeis são usados para dividir o plano do projeto em intervalos curtos. Os testes ocorrem no final de cada ciclo e os ajustes são feitos durante a implementação — o que acelera o processo e evita que a operação seja paralisada ou fique mais lenta.

Essa tendência, portanto, é uma resposta dos fabricantes de ERP para a rapidez exigida pela transformação digital.

Como você viu, a ideia de que um ERP é simplesmente uma solução “obrigatória” para as empresas, foi atualizada. Agora, esse tipo de sistema precisa ser implementado e usado em conjunto com métodos e ferramentas inovadores, que potencializam o poder analítico e de ação das organizações.

Se você pensa em implementar ou atualizar um sistema integrado de gestão para o seu negócio, é bom prestar atenção nas tendências para ERP para 2019. Elas são fundamentais desde a escolha do fornecedor até o melhor aproveitamento do sistema quando ele for implementado.

O que é certo é que os líderes empresariais e os gestores de TI que conseguem entender essas tendências têm mais chances de avaliar com propriedade quais delas se encaixam em seus negócios.

O que você achou das tendências para ERP para 2019 que nós listamos aqui? Fale conosco e veja como nós podemos ajudá-lo a colocá-las em prática na sua empresa!

Powered by Rock Convert
0 535