Confira as principais funcionalidades do ERP e como ajuda sua empresa

A integração dos setores é algo cada vez mais almejado pelas empresas, e não à toa: trabalhando em sintonia, eles podem diminuir erros e agilizar os processos. Nesse sentido, as funcionalidades do ERP auxiliam todas as áreas de uma companhia — para isso, contudo, é preciso ter as ferramentas certas para atender às suas necessidades particulares.

É por isso que é tão importante conferir os módulos que o sistema pode oferecer. Até porque o ERP tem caráter modular, ou seja, ele permite que você contrate somente as ferramentas que serão úteis para o seu negócio.

Pensando nisso, veremos neste artigo quais são as principais funcionalidades do ERP, como elas podem auxiliá-lo e quais são as suas vantagens. Interessado? Continue lendo e confira!

As principais funcionalidades do ERP

Como dissemos, esses sistemas têm um caráter modular: dentro de um mesmo ambiente estão concentradas várias ferramentas que controlam todos os setores da empresa e resolvem diversos problemas de áreas diferentes. Vejamos, então, como cada uma funciona e quais delas se adequam mais às necessidades da sua organização.

Módulo financeiro

A parte financeira é uma das mais importantes de um empreendimento, pois qualquer deslize pode gerar grandes prejuízos. Nessa hora, contar com uma ferramenta para auxiliar na gestão de recursos é essencial. Dentre os diversos recursos do módulo financeiro, podemos destacar:

  • o fluxo de caixa;
  • a previsão de receitas e despesas;
  • as operações com cheques e cartões de crédito;
  • o fechamento de livro caixa;
  • os relatórios, etc.

Com todas essas informações à sua disposição, é possível se programar melhor para realizar investimentos ou conferir em quais áreas os gastos podem ser reduzidos, por exemplo.

Módulo fiscal

O setor fiscal também exige um cuidado especial em qualquer empresa. Afinal, é preciso prestar todas as obrigações fiscais sob a pena de receber multas — ou mesmo ter suas atividades suspensas, caso essas obrigações não sejam cumpridas. Como é necessário atender a exigências que variam de acordo com cada companhia, muitas dúvidas e complicações costumam surgir aqui. Por isso, o módulo fiscal permite:

  • calcular a carga tributária média;
  • gerar arquivos XML das Notas Fiscais Eletrônicas;
  • auxiliar o SPED Fiscal e o SPED Contribuições (processos de escrituração digital da Receita Federal responsáveis pelo repasse de impostos).

Módulo estoque

Sabendo quais produtos ou matérias-primas estão disponíveis, é possível se programar para resolver os pedidos de clientes ou realizar solicitações para a sua reposição. Nesse sentido, a principal vantagem de usar um módulo integrado para estoque é a de evitar informações duplicadas, aumentando a confiabilidade dos dados à disposição. Além disso, é possível gerir mais de um depósito de maneira separada, porém em um mesmo ambiente integrado.

As funcionalidades desse módulo incluem:

  • o controle de lotes de produtos por número de série;
  • o histórico das movimentações do almoxarifado;
  • os relatórios acerca do estoque;
  • a integração entre os setores de compras, de vendas e o financeiro — permitindo saber quais são os tipos de estoque, se há produtos reservados, quais estão disponíveis etc.

Módulo de cupom fiscal

Voltado para o comércio varejista ou para as redes de lojas, esse módulo é muito útil quando for preciso emitir notas fiscais aos seus clientes. A emissão desse documento é obrigatória em qualquer compra, portanto, é imprescindível ter mecanismos para realizá-la dentro da lei.

Além de emitir os cupons fiscais, essa ferramenta é capaz de:

  • conferir automaticamente o dígito verificador de CPF e de CNPJ;
  • realizar o faturamento de pedidos e a leitura de boletos e cheques — tudo isso com uma interface amigável, permitindo a realização de todas essas tarefas de maneira mais rápida.

Módulo e-commerce

Atualmente, expandir as vendas para as plataformas eletrônicas é um passo muito importante, que pode alavancar seus resultados e dar um grande destaque à sua marca. Para isso, no entanto, é preciso dispor de um ambiente que auxilie essa área on-line — ou seja, um módulo e-commerce. Dentre suas funções, podemos ressaltar:

  • etiquetas de postagem integradas;
  • integração total à área financeira;
  • atualização automática do status da venda;
  • sistema para cálculo de frete, etc.

As vantagens de usar ERPs

Diante destes (e outros) módulos, o uso de um ERP realmente traz diversas vantagens à empresa. Vejamos, a seguir, as principais delas:

Maior controle e transparência

Ao concentrar todas as operações da empresa em um mesmo local, é possível saber, em tempo real, tudo o que acontece no seu negócio. Além disso, por evitarem a duplicidade de informações, as funcionalidades do ERP garantem muito mais a sua confiança e integridade.

Redução de erros

Esse controle e transparência acarretam também em melhores tomadas de decisão, prevenindo enganos e problemas. Um bom exemplo disso é o controle de estoque, que evita que a empresa se comprometa com uma encomenda sem dispor dos recursos materiais necessários.

Redução de custos

A principal redução de custos diz respeito à papelada: o ERP transmite toda a documentação de maneira digital, imprimindo somente o que for necessário. Além disso, conforme destacado no tópico anterior, esse sistema também reduz erros, os quais podem acarretar em prejuízos para o empreendimento.

Mais agilidade e prazos menores

Como as informações chegam de maneira mais rápida, todo o processo ganha muito mais dinamismo, culminando na realização dos projetos em um tempo menor.

Aumento da produtividade

Com essa redução de tempo, o maior controle dos processos e a integração das equipes, a produtividade tende a aumentar consideravelmente, determinando a melhora de alguns indicadores da empresa.

Mais competitividade

Todos esses benefícios, por fim, proporcionam melhores produtos e serviços prestados, resultando em muito mais competitividade frente ao mercado. Os ERPs são uma ótima solução para as empresas, independentemente de seu ramo ou porte. É por isso que cada vez mais companhias descobrem as vantagens de ter esse tipo de ferramenta contribuindo para o seu cotidiano de trabalho.

Como bem vimos, as funcionalidades do ERP podem auxiliar em todas as áreas, desde o setor financeiro, passando pela etapa de garantir a documentação para as obrigações fiscais, até a parte de estoque. A integração desses segmentos e as facilidades agregadas são os principais atrativos da ferramenta — além do seu caráter modular, que permite contratar planos específicos que serão, de fato, úteis para você.

Agora, se você gostou deste post, saiba que os módulos do ERP não param por aqui! Para entender ainda mais sobre o assunto, confira estas informações incríveis sobre as suas demais funcionalidades!

Powered by Rock Convert
0 146