Case de sucesso: como a Casa da Arte alcançou mais integração entre suas lojas com a ONCLICK

Um dos maiores desafios das empresas é ter em apenas um sistema todas as informações das suas áreas integradas, não é mesmo? Na Casa da Arte, que vende produtos para arte e artesanato, não era diferente.

A organização, com quase 40 anos de mercado, comercializa 60 mil produtos e, acompanhar todo o processo de venda, desde o estoque até o consumidor final, exigia milhares de planilhas.

Chega um momento em que realizar toda a gestão da empresa sem um ERP se torna quase impossível. Pensando em automatizar os processos e ser mais eficiente, a Casa da Arte contratou a ONCLICK.

O trabalho para otimizar a parte administrativa foi grande, mas os resultados compensaram. Tanto é que a Casa da Arte se tornou um case de sucesso ONCLICK. Quer saber os motivos que potencializaram essa parceria? Então, continue a leitura!

Falta de integração: o grande desafio da Casa da Arte

Há seis anos, o cenário da gestão da Casa da Arte era realizado de outra forma. Não havia nenhum tipo de integração entre a loja virtual e o sistema utilizado para fazer o acompanhamento dos produtos. “Tudo era feito internamente por planilhas e não tínhamos o controle de todas as lojas”, conta Carol Guaraldo, diretora da Casa da Arte.

Embora a empresa sempre tenha alcançado destaque no mercado usando esse modelo, estava na hora de automatizar o processo e começar a colher os benefícios de uma tecnologia mais adequada para a gestão. Então, por meio de uma pesquisa de mercado realizada pela consultora especializada em TI, Marli Gerbelli, a organização encontrou a ONCLICK.

Maurício Carles, supervisor de implantação da ONCLICK, afirma que o principal problema causado pela falta de integração entre as lojas era o gargalo no estoque. “As rotinas administrativas como, financeiro e compras, eram controladas por planilhas, enquanto o e-commerce não tinha o estoque atualizado automático na plataforma”, conta.

Para vencer esse desafio, era necessário mudar a forma de administrar o negócio. Para isso, foram oferecidas as seguintes soluções de gestão para a Casa da Arte:

  • varejo;
  • distribuidora;
  • serviços;
  • e-commerce;
  • força de vendas;
  • indústria.

Dessa forma, a organização conseguiu reunir, em um único sistema, informações de faturamento, estoque, gestão de compras e financeiro de todas as empresas do grupo. Claro, para implementar todas essas mudanças, foi necessário seguir alguns passos. Quer saber quais? Confira o tópico a seguir.

Gestão unificada: a solução da ONCLICK

Para implementar o ERP na Casa da Arte, o projeto foi dividido em cinco fases:

  • abertura do projeto;
  • levantamento técnico;
  • parametrização;
  • treinamento;
  • acompanhamento da produção.

Cada fase demanda um tempo específico, determinado no momento do levantamento técnico, que é realizado presencialmente. Nessa etapa, são definidos quais fluxos e ferramentas devem ser usados na organização.

“O processo de implementação na Casa da Arte foi estruturado por meio de um escopo de projeto que cumpriu todas as fases pré-determinadas no levantamento técnico. Para que tudo corresse mais fácil, envolvemos os líderes e usuários-chave da empresa para que se sentissem responsáveis pelo projeto”, revela Maurício Carles.

Sendo assim, foram escolhidos os seguintes módulos de ERP para a Casa da Arte: varejo e e-commerce. Cada um deles trouxe soluções diferentes para o negócio. Veja!

Varejo

O módulo de varejo apresenta ferramentas de automação comercial que auxiliam no controle de estoque, financeiro, gestão de compras, além de oferecer relatórios para balizar a tomada de decisão estratégia do corpo diretivo da organização.

Podem ser adquiridos com o ERP Varejo desde leitores de boletos bancários e cheques, passando por nota fiscal eletrônica integrada ao sistema, até consulta de estoque online entre mais de uma loja.

E-commerce

O módulo de e-commerce foi implementado para organizar, simplificar e tornar mais eficiente o controle de estoque e financeiro da Casa da Arte, reforçando a sua presença no mercado varejista online.

Os principais benefícios alcançados com a implementação desse módulo foram: integração com sistemas de cálculo de frete, junção total com o setor financeiro, atualizações automáticas de estoque e status de pedidos no site.

Toda mudança, no entanto, demora para ser internalizada. “Tivemos que nos readaptar aos novos processos. Em contrapartida, a ONCLICK teve como desafio prover uma solução para uma loja com mais de 60 mil itens e algumas particularidades. Mas, com diálogo e o bom atendimento, as modificações foram se ajustando”, diz Carol Guaraldo.

E o tempo gasto para a transição a uma loja integrada valeu a pena. Quer saber os resultados? Então, confira o próximo tópico!

Automatização dos processos: o resultado da parceria entre as empresas

Com um ERP adequado às suas necessidades, a Casa da Arte conquistou integração entre as lojas, melhorou o controle financeiro, fiscal e de estoque, além de automatizar processos.

Hoje, a loja opera de maneira unificada, possibilitando aos gestores acesso a diversas informações, como contas a pagar, faturamento, entre outros aspectos importantes para a administração “Tudo melhorou desde o início da parceria, em 2012, em especial o controle de dados. E ainda nem usamos 70% dos benefícios do sistema”, frisa Carol Guaraldo.

A diretora ainda complementa que o atendimento, a inovação e a disponibilidade da equipe da ONCLICK de sempre escutar o cliente foram os diferenciais que motivaram a parceria de longa data. “O sistema é bom e agiliza os nossos processos, além de estar sempre atualizado e ter boa usabilidade”, destaca Carol.

A ONCLICK também só enxerga benefícios em atender a Casa da Arte. “Nosso objetivo é sempre trabalhar junto por uma melhoria de processos e entrega de produtos de qualidade dos nossos clientes, elevando o nome da marca no mercado”, afirma Maurício Carles.

Das planilhas manuais a um sistema que consegue proporcionar uma visão completa do negócio em poucos cliques, a Casa da Arte agora pode impulsionar ainda mais as suas estratégias para continuar conquistando um lugar de destaque no segmento em que atua. Tudo isso graças à implementação de um ERP condizente com suas especificidades, de fácil implementação e utilização.

Gostou de conhecer mais sobre o case de sucesso ONCLICK e quer ter uma gestão mais eficiente? Então, entre em contato com a empresa e veja qual a melhor solução para o seu negócio!

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