A importância da tecnologia na logística de empresas de distribuição

A área de logística é uma das mais difíceis de gerir dentro de um negócio. Em empresas de distribuição essa dificuldade aumenta devido à quantidade de informações. A tecnologia em logística vem ajudando e muito esse setor, pois consegue processar um número maior de dados em menos tempo. Por isso, muitas empresas do segmento já estão investindo em ERP ou Transportation Management System, por exemplo.

Neste post, vamos mostrar por que é importante investir em tecnologia, quais as principais soluções e benefícios tecnológicos para o setor de logística. Ainda, você vai saber ainda como um ERP pode melhorar sua empresa. Confira!

Por que investir em inovação?

Processos manuais estão cada vez mais obsoletos, são mais lentos, geram mais erros e são pouco confiáveis. As inovações tecnológicas são o diferencial de empresas que querem sair na frente da concorrência e se preparar para o mercado dinâmico e volátil que as cerca.

O consumidor está mais exigente do que nunca, quer agilidade e rapidez, porque tem que dividir seu tempo em milhares de tarefas. Não dá pra perder tempo rastreando um produto que não chegou ou reclamando de uma entrega errada. As tecnologias em logísticas atuais são capazes de processar uma grande quantidade de dados quase que instantaneamente, podem assinalar as melhores rotas, rastrear produtos, melhorar o desempenho dos veículos, monitorar estoques e muito mais.

Tudo isso, para gerar informações confiáveis e integradas, diminuir custos, otimizar os processos operacionais e gerenciais, e tornar a tomada de decisão mais acertada.

Quais as principais soluções tecnológicas para logística?

Existem algumas tecnologias em logística que já estão inovando a forma de distribuição. Confira algumas delas.

Caminhões inteligentes

A tecnologia chegou a todos os setores e não foi diferente com os caminhões. Existem veículos que já são equipados com sistemas que possibilitam a frenagem e câmbio automáticos, têm radares que detectam obstáculos e veículos no trajeto, e ainda, gerenciam os próprios sistemas de alimentação e arrefecimento. Toda essa automação aumenta a vida útil do veículo, a segurança, além disso, poupa combustível.

Transportation Management System (TMS)

Traduzindo quer dizer: sistema de gerenciamento de transporte. Basicamente, é um software que trabalha de forma ampla e integrada para controlar e gerenciar informações inerentes à manutenção, suprimentos, fretes, tráfego, faturamento, custo, planejamento, entre outras funcionalidades. Reduzindo gastos e falhas operacionais.

Customer Relationship Management (CRM)

Gestão de relacionamento com o cliente é o que esse software faz, colocando o cliente como centro dos processos e salvando informações relevantes sobre ele. Para isso, gerencia as interações que ocorrem entre ele e a empresa. Assim, é possível prever as necessidades do seu público-alvo e melhorar a satisfação do cliente, pois acelera e simplifica o processo de vendas.

Outra vantagem, é conseguir identificar oportunidades de negócios e fazer o acompanhamento dos leads, que são os potenciais consumidores de um negócio. É capaz também de melhorar a comunicação da equipe de vendas, mantendo-a integrada.

Warehouse Management System (WMS)

É um software de gestão de armazém, capaz de gerenciar estoque, espaço e equipamentos. Também, ajuda na localização de produtos, reduz os custos de armazenagem, gera informações específicas sobre o estoque, além de aumentar a produtividade e diminuir o prazo de entrega.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Um ERP significa planejamento de recursos da empresa. Também é um software que possibilita uma visão ampla e integrada de todos os processos. Ele oferece diversos indicadores, em tempo real, e facilita a comunicação interna, contribuindo assim, para a tomada de decisão. Falaremos dessa tecnologia mais detalhadamente em outro tópico.

Quais os benefícios da tecnologia em logística?

Saiba alguns benefícios das inovações tecnológicas.

Agilidade nos processos e nas entregas

O ponto forte das tecnologias em logística atuais é o grande volume de dados com o qual ela trabalha. Isso gera informações mais rápidas e confiáveis que favorecem a segurança na hora de tomar decisões. Além disso, aumenta a agilidade nos processos e nas entregas. Por exemplo, comparando antes as rotas, é possível escolher aquela que será mais vantajosa em termos de velocidade e também de gastos.

Redução de custos e falhas

Processos manuais são mais dispendiosos e geram mais falhas. A automação trabalha com celeridade e consegue identificar erros que, manualmente, passariam despercebidos. O custo operacional também sofre queda, pois quanto menos falhas, menores são os custos. Serviços, que antes eram desempenhados por mão de obra humana, podem ser feitos por máquinas. Veja o caso do próprio WMS, que pode localizar um produto no estoque e diminuir o tempo de entrega.

Melhoria do planejamento

Com acesso a tantos dados e informações precisas, o planejamento é otimizado. É sabido que quanto mais informação, seja na tomada de decisão ou no planejamento, melhores serão os resultados. Poder traçar uma rota, incluindo todas as variáveis possíveis que influenciam no tráfego e escolher a melhor, antes mesmo do veículo sair para a distribuição, é uma ótima forma de atingir os resultados planejados.

Satisfação do cliente

Se uma mercadoria é entregue dentro do prazo, sem danos, no endereço certo, o cliente ficará satisfeito. Logo, como ainda não existe propaganda melhor que o boca a boca, o melhor jeito de conseguir reconhecimento é executando um serviço com excelência. Um cliente que tem seu pedido atendido antes do prazo, terá sua satisfação garantida, isso dará credibilidade à marca.

Como um ERP pode melhorar a sua empresa?

Imagine deixar para trás todos os processos manuais, todas as dezenas de planilhas isoladas e, ainda, ter todas as informações do seu negócio à mão, em tempo real e com confiabilidade. É isto que o ERP (Planejamento de Recursos da Empresa) faz por você. Com ele, é possível gerenciar, controlar e planejar com eficiência!

O ERP também facilita a comunicação interna, melhorando a qualidade das informações que chegam em cada setor especificamente. Os processos fluem com mais agilidade e precisão. E como não deixaria de ser, tudo isso tem forte impacto na produtividade!

Agora que você já sabe mais sobre tecnologia em logística e os benefícios que traz para o seu negócio, entre em contato com a ONCLICK e conheça nosso catálogo de produtos!

Powered by Rock Convert
0 224