6 razões para utilizar um software para controle de estoque

Uma das tarefas mais difíceis para o empreendedor brasileiro é realizar o controle de estoque de seu negócio. Isso porque abrange atividades de planejamento, envolve definição de processos, negociação com fornecedores, monitoramento, melhoria contínua, etc.

Para auxiliar nessa complexa tarefa existem softwares para controle de estoque, de extrema importância para o sucesso do negócio. Com o uso desse tipo de ferramenta é possível garantir que não falte matéria-prima para produzir os produtos e também evitar que prejuízos ocorram pela perda de mercadorias em decorrência do prazo de validade, por exemplo.

Neste post falamos sobre as principais razões para se investir em um software para controle de estoque. Acompanhe!

1. Redução de erros

No meio de tanta demanda de serviços, acaba sendo impossível evitar que alguma situação não seja notada. Contudo, mesmo que um erro pareça insignificante, pode causar dificuldades na hora de conciliar os dados, resultando em problemas nos processos contábeis e gerenciais.

Com o passar do tempo, esses pequenos erros podem trazer grandes transtornos para a empresa. Investir em um sistema de controle de estoque que permite criar um checklist de verificação customizado para atender as necessidades da sua empresa ajuda a prevenir esse tipo de problema e reduzir o índice de erros.

2. Otimização dos processos

Com um sistema de controle de estoque, você informatiza seus processos internos e elimina processos arcaicos, que demandam uso de papel ou planilhas. Com todos os processos de verificação e controle de estoque organizados em forma de checklist no sistema, você ganha tempo na gestão. Afinal, os processos ficam centralizados, padronizados e de fácil acesso para a equipe.

Todas essas facilidades e agilidades asseguram não apenas a otimização dos processos referentes à gestão de estoque como de vários setores do negócio.

O controle de estoque tem uma grande participação nos processos de uma empresa que possui bom volume de vendas. E, se esse controle for manual, as informações podem não apresentar a fluidez necessária e a produtividade talvez não seja a melhor possível.

Vários processos manuais ficam automatizados com um bom sistema de controle, proporcionando mais clareza no fluxo de informações e agilidade, minimizando erros e ajudando sua organização a crescer!

3. Maior controle do inventário de estoque

O inventário de estoque é um processo básico do controle da armazenagem: é um levantamento de tudo o que está dentro dela. O resultado é cruzado com os registros, de modo a verificar se há alguma inconsistência.

Caso a sua empresa mantenha somente registros feitos de forma manual, existe uma enorme chance de que estejam incoerentes. Nessa situação, o inventário de estoque não surte o efeito que deveria. Cruzar os dados da contagem com o que está registrado no sistema é muito mais eficaz.

Além de não haver margem para falha humana, a exigência de uma senha garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao software, diminuindo drasticamente as chances de adulteração.

4. Praticidade

Existem sistemas de controle de estoque que possuem a sua operação na nuvem e são totalmente online. Por isso, podem ser conectados em qualquer computador, tablet ou smartphone, sem a necessidade de instalação em um servidor específico.

Já uma planilha oferece risco caso esteja armazenada em um computador específico, visto que existe a possibilidade de o computador ser furtado ou corrompido.

Além disso, com um sistema de controle de estoque em nuvem é possível evitar custos com instalação e também conseguir custos de suporte mais reduzidos. Isso porque o treinamento sobre as funcionalidades da ferramenta pode ser realizado por telefone ou chat, sem precisar que o profissional responsável pelo suporte se dirija até sua empresa.

5. Emissão de relatórios gerenciais

Um sistema de controle de estoque possibilita a geração de uma série de relatórios para que você possa tomar decisões a partir de dados concretos. O relatório de curva ABC de vendas por produtos é um deles, que demonstra os produtos mais importantes para seu negócio, tanto em relação aos itens mais comercializados quanto em relação à lucratividade e ao faturamento criados por cada um deles.

Portanto, é um relatório essencial para auxiliar no planejamento de compras e montagem de estoque. Contar com um sistema de gestão de estoque facilita muito a construção dessa curva.

Para isso, prefira um software que gere relatórios detalhados e forneça várias informações sobre as saídas de produtos e os valores das vendas. Dessa forma, você reconhece suas mercadorias estratégicas de maneira muito mais fácil e identifica quais precisam estar em seu estoque.

Outro relatório de extrema importância é o de estoque mínimo, com o qual é possível determinar com clareza os produtos que estão com uma quantidade abaixo da inicialmente estipulada.

Ou seja, uma quantidade mínima necessária para atender um possível aumento de demanda. Portanto, o relatório de estoque mínimo indica o momento certo de realizar novas compras com seus fornecedores, de forma a não deixar itens em falta no estoque.

6. Prevenção de prejuízos

Ao contar com um sistema, você é capaz de saber com exatidão quais mercadorias estão saindo rapidamente, quais estão demorando a sair, qual a frequência de reposição dos produtos e muitas outras informações.

Com esses dados em mãos, é possível prevenir as perdas de produtos. Afinal, você pode identificar o que está causando essas perdas, elaborar procedimentos para que a prevenção vire um hábito de toda a equipe, além de desenvolver ações promocionais para fazer as vendas dos produtos em tempo hábil sem que a empresa ou seus clientes saiam prejudicados.

Viu como um sistema de controle de estoque pode ter mais vantagens do que você imaginava? De mais agilidade aos processos até suporte para tomada decisões, esse serviço possui benefícios que, muitas vezes, passam despercebidos.

O controle de estoque bem-feito é muito importante para o negócio, é o alicerce de uma empresa. Caso não seja feito o controle de entrada e saída de produtos, se perde a qualidade do atendimento prestado ao cliente, além de a empresa ficar sujeita a desvios.

Gostou do nosso texto sobre software para controle de estoque? Então, para receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter!

Powered by Rock Convert
0 44