6 razões para integrar canais de vendas no seu e-commerce

 

Integrar canais de vendas ao seu e-commerce é uma das maneiras de superar a alta competitividade do setor. Com isso, a sua empresa consegue focar melhor na experiência do cliente e se destacar por um fator que vai além dos preços.

Além disso, a integração ajuda a transformar o seu negócio, demandando o nivelamento da qualidade de todas as suas operações. Afinal, o consumidor atual busca marcas que possam satisfazer as suas necessidades e entregar um serviço ou produto de real valor.

Para que você entenda de uma vez por todas a importância dessa estratégia, apresentaremos neste artigo 6 razões para integrar canais de vendas de um e-commerce. Continue lendo e confira!

1. Personalizar o atendimento

A personalização do atendimento será um dos principais objetivos de todas as empresas nos próximos anos — pelo menos, para aquelas que visam se manter forte no mercado e atrair cada vez mais clientes.

O fato é que, hoje, com a internet, o cliente tem acesso fácil à informação. Com isso, ele entende melhor sobre o seu papel no mercado e o que as empresas podem realmente oferecer.

Por isso, atendimentos básicos ou convencionais já não são mais aceitos. O cliente 3.0 (que utiliza aplicativos, WhatsApp, redes sociais, entre outros, para interagir com as marcas) quer personalização, uma comunicação fluída, flexibilizada e com qualidade em todas as etapas da jornada.

Você consegue isso com a integração de canais, pois a estratégia requer um trabalho de compartilhamento de informações, permitindo que os mesmos dados sejam usados em qualquer etapa ou ponto de comunicação com o cliente.

2. Proporcionar uma experiência única aos clientes

A integração de canais é uma maneira de sua empresa sair do lugar-comum e apresentar algo diferenciado para os clientes. A mudança já começa no marketing em si, com o cliente recebendo dicas de ofertas e tirando dúvidas sobre serviços e produtos em diferentes canais.

A verdade é que, quando se trata de e-commerce, muitas pessoas ainda se mostram receosas em razão da pouca opção de contatos. Em outras palavras, se uma marca oferece apenas o site como ferramenta de comunicação, ele está afastando potenciais clientes.

Apresentar diversos pontos de interação, que funcionam de forma homogênea, é uma ótima maneira de mostrar que a sua empresa tem algo diferente para esse tipo de cliente. Entregar uma experiência diferenciada já na primeira compra é essencial para trazer o consumidor para o nicho e, principalmente, fidelizá-lo.

3. Vender mais e com mais qualidade

Na prática, todo e-commerce consegue realizar vendas — sempre há alguém interessado em adquirir todo tipo de produto ou serviço. Porém, o que diferencia as marcas de sucesso da concorrência é o poder de vender em quantidade e com mais qualidade.

Isso pode ser facilmente entendido quando falamos da taxa de recompra. Se um cliente compra apenas uma vez, você gasta muito mais para atrair novos consumidores — que, provavelmente, fecharão negócio somente uma vez.

Ou seja, você vai continuar sempre vendendo, mas sem qualidade e em baixo volume. Uma estratégia de integração é importante nesse ponto. Com o conhecimento correto sobre o seu cliente, você conseguirá atendê-lo em seus canais de preferência, oferecendo um serviço diferenciado.

A qualidade mencionada se encontra exatamente aqui. Graças a esse planejamento, você conseguirá realizar vendas não apenas em razão da funcionalidade dos produtos ou serviços, mas sim por entregar ao cliente uma experiência de valor, um item que atenda as suas necessidades e supere as suas expectativas.

4. Aumentar a visibilidade

A integração com outros canais de vendas também é benéfica em termos de visibilidade para o negócio. Existem diversos serviços especializados para oferecer os seus produtos e serviços para um número maior de pessoas na internet.

Isso é interessante porque o seu e-commerce acaba atraindo potenciais clientes e aumentando a probabilidade de fechamento de vendas.

Contudo, é importante frisar que essa estratégia somente será eficaz se houver um trabalho de qualidade por parte da sua equipe de atendimento e comunicação. A visibilidade e o tráfego no site aumentarão, mas a conversão só acontecerá se a sua marca souber conduzir os usuários pelo restante da jornada até a finalização da compra — não esquecendo, é claro, de todo suporte do pós-venda.

5. Focar no cliente

Uma estratégia de integrar canais de vendas com o seu e-commerce só é bem-sucedida se o foco estiver totalmente no cliente. Ou seja, todos os canais precisam estar alinhados e com dados pertinentes sobre o seu público-alvo.

Isso é importante também para aperfeiçoar a gestão da sua empresa, melhorando os processos e os direcionando cada vez mais para fortalecer o relacionamento com o cliente. Ao optar pela integração, automaticamente, você aumenta o foco da sua marca ao consumidor.

Possivelmente, o seu e-commerce já trabalhe dentro desse foco. Porém, ao ser bem-sucedido na integração de canais, o conceito se torna mais forte e a missão e os valores da empresa se alinham por completo ao objetivo de entregar um serviço único ao cliente.

6. Aumentar a satisfação dos consumidores

Ao decorrer do artigo, foi possível perceber que a principal meta da integração é aumentar a satisfação do consumidor.

Com um planejamento que passa pelo compartilhamento seguro de dados, personalização de atendimento, foco no cliente, aumento da qualidade no processo de vendas e maior visibilidade da marca, a estratégia somente alcançará os resultados esperados se conseguir entregar uma jornada de valor para os consumidores.

Não há dúvidas: com a alta concorrência e o acesso fácil a informação, os clientes estão cada vez mais exigentes. Encontrar alternativas para superar essas expectativas é a maneira mais inteligente de se destacar e fortalecer a sua marca. Quanto mais satisfeito o consumidor estiver, mais rendimentos e melhores investimentos para o seu negócio.

Integrar canais de vendas no seu e-commerce pode trazer inúmeros benefícios para o negócio. Porém, para que isso aconteça de forma eficiente, é importante seguir alguns passos, como simplificar o processo de entrega e trabalhar corretamente o seu estoque. Além disso, é essencial contar com parcerias que melhorem a gestão das empresas por meio da tecnologia e da inovação.

Achou este artigo interessante? Então que tal conferir agora o nosso texto sobre o poder da tecnologia no varejo?

 

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