Sistema ERP para varejo: por que implementar na sua empresa?

O que você acha de poder acompanhar as métricas de desempenho do seu negócio em tempo real, conseguir gerir diversos setores de maneira mais rápida e efetiva, além de poder eliminar tarefas manuais e demoradas? Para isso, o sistema ERP pode ser um grande aliado na gestão empresarial.

Tudo isso é possível a partir da implementação de uma plataforma de ERP, que torna a gestão da sua empresa mais eficaz e segura. 

Por meio de recursos que fornecem um fluxo de tarefas flexível e dinâmico, a probabilidade de alcançar melhores resultados é muito alta. Isso porque, um sistema ERP para varejo é uma ótima ferramenta de gerenciamento, uma vez que atua de maneira a integrar vários processos de uma empresa.

Conforme um levantamento realizado pela ONCLICK em parceria com o E-commerce Brasil, em 2022, 77% dos lojistas participantes classificaram o sistema de gestão como um item muito importante para as organizações.

A pesquisa ainda aponta que, dos empreendedores que atuam no marketplace, cerca de 40% afirmam que realizam integração por meio de alguma plataforma, 29% utilizam um sistema ERP e os demais 11% fazem uso de um hub de operações específico.

Sendo assim, é possível perceber que essa ferramenta de controle pode tornar os processos mais assertivos, proporcionando redução de custos e economia de tempo. 

Entenda como o ERP para varejo pode ajudar na gestão da sua empresa e promover diversas melhorias para o seu negócio.

O que é um sistema ERP?

Antes de mais nada, a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que traduzido para o português quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais.

O intuito do sistema ERP é oferecer uma integração de gestão, na qual são interligadas diversas áreas de uma empresa, bem como há a centralização dos principais processos organizacionais. 

Nesse sentido, basicamente, a gestão de estoque, fornecedores, finanças, vendas, marketing, contabilidade, recursos humanos, entre outros procedimentos e setores são facilmente administrados por esse sistema.

Logo, ao simplificar, controlar e otimizar rotinas por meio da integração e automatização de atividades, você elimina trabalhos repetitivos e manuais. Desse modo, ganha tempo para focar em tarefas complexas que precisam de mais atenção.

Além disso, as plataformas de ERP geram relatórios sobre a cadeia de produção, o que permite acompanhar o desempenho do seu varejo. Isso facilita na identificação de gargalos, pontos de melhorias e possibilita uma tomada de decisão mais assertiva.

Como o ERP funciona na prática

De modo geral, o sistema ERP é como um banco de dados estruturado, em que todas as informações da sua empresa ficam disponibilizadas em uma única plataforma.

Diante disso, é possível delimitar os acessos entre diferentes níveis dentro das necessidades de cada colaborador, o que possibilita maior controle sobre as ações realizadas no sistema.

Logo, além de organizar os dados e tornar mais simples o processo de pesquisa e análise, o ERP promove a segurança necessária para as informações do seu negócio.

Ao utilizar a plataforma de integração para gerir as atividades da empresa, você garante que as etapas ocorram de maneira mais ágil e sem complicações. Isso impacta diretamente na experiência do cliente, uma vez que gera satisfação pelo dinamismo, rapidez e garantia de que os serviços aconteçam com eficiência.

Desse modo, o sistema ERP para varejo possibilita alguns recursos como:

  • Acompanhamento de pedido de compras;
  • Monitoramento de todas as vendas;
  • Cadastramento e gerenciamento de contas a pagar e receber;
  • Inclusão e checagem de dados para gestão de pessoas;
  • Atualização constante dos níveis de estoque em tempo real;
  • Geração de relatórios e até mesmo notas fiscais;
  • Visualização do fluxo de caixa.

Importância do ERP para varejo

Agora que você já sabe o que é e como funciona um sistema ERP, veja quais as vantagens de utilizar essa ferramenta de gestão na sua empresa.

  1. Gera automações que facilitam a rotina

Um dos principais benefícios que o ERP oferece é a automatização de processos para torná-los eficientes de modo a serem executados de forma mais rápida.

Sendo assim, a partir de poucos comandos, você consegue realizar tarefas que levariam horas para serem feitas, como importação de pedidos em múltiplos canais, geração e emissão de notas, obtenção de relatórios completos e diversas outras ações de uma vez só.

  1. Contribui com a segurança da informação 

Por centralizar os dados da sua empresa em uma única plataforma, o sistema ERP para varejo tem o importante papel de proteger essas informações. Desse modo, é importante contar com um ERP que ofereça bons recursos de proteção, como:

  • Controle de acesso: por meio da plataforma é possível estabelecer níveis de acesso a determinadas pessoas da sua equipe. Ao classificar quais ações cada indivíduo pode aplicar no sistema, você minimiza as chances de erro e de vazamento de dados.
  • Firewalls: outro ponto positivo do ERP é que o sistema pode facilmente identificar ações suspeitas e, assim, tomar medidas de prevenção a fim de evitar ciberataques.
  • Criptografia: diferente dos métodos tradicionais de gestão, o sistema de integração contém uma camada de proteção de dados adicional. Logo, você tem mais segurança de, a partir de certas tecnologias utilizadas nesse sentido, os dados do seu negócio não serão enviados ou acessados por terceiros.
  1. Auxilia no controle de estoque

Certamente você deve imaginar como a gestão de estoque é altamente relevante para o processo de venda. Nesse sentido, o sistema ERP para varejo ajuda a controlar as entradas e saídas de mercadoria, com atualizações em tempo real.

Desse modo, você consegue verificar os níveis de estoque, podendo identificar com mais precisão a quantidade de insumos. Assim, é possível se adiantar e repor os itens no tempo certo e evitar perdas de produtos perecíveis, por exemplo.

  1. Integra os setores

Para realizar todos os processos de forma ágil e eficiente, o ERP faz a integração de diversas áreas dentro do seu varejo. Com isso, a comunicação entre os setores permite a agilidade das operações e permite a otimização de tempo durante a realização dos procedimentos.

Outra vantagem em relação a essa interligação é o compartilhamento de informações, pois facilita o fluxo de trabalho e reduz o tempo dedicado para a realização das atividades, 

  1. Economiza tempo e reduz gastos

Alguns dos objetivos principais que os varejistas buscam em seus negócios estão relacionados com a otimização de tempo e corte de gastos. Para isso, é importante compreender que usar diversos sistemas para executar diferentes processos podem necessitar de mais tempo de trabalho dedicado e resultar em mais custos.

Dessa maneira, o sistema ERP para varejo permite que, a partir da centralização das operações, você consiga efetuar as diversas tarefas operacionais e de gestão de maneira simples. 

Isso impacta diretamente nos prazos e principalmente no quesito financeiro, uma vez que apenas uma plataforma comporta a execução de inúmeras ações.

Portanto, são diversas as vantagens para implementar um sistema de gestão automatizado sem sua empresa. No entanto, é preciso encontrar uma plataforma segura e de confiança.

Como escolher um bom sistema ERP para o seu varejo

Antes de confiar a gestão da sua empresa, analise quais plataformas oferecem:

  • Melhor usabilidade de sistema
  • Atendimento para o seu segmento
  • Sistemas on-line
  • Boas avaliações e sejam confiáveis
  • Boa relação de custo x benefício
  • Máxima proteção de dados
  • Melhores opções para suporte 
  • Diversas funcionalidades

O sistema ERP para varejo da ONCLICK é a ferramenta ideal para você controlar o seu negócio de maneira eficaz e com tranquilidade. 

Com soluções personalizadas e uso de tecnologias inovadoras, a plataforma possibilita uma boa visão gerencial acerca de todas as áreas da sua empresa, o que possibilita o alcance dos resultados esperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *